Confiar em corretora de investimentos

Por que você pode confiar em uma Corretora de Investimentos

Nesse artigo falaremos sobre as razões pelas quais você pode confiar ao investir seu dinheiro em uma corretora de investimentos, e através delas poderá ganhar mais dinheiro (rentabilidade) com a mesma segurança de um banco tradicional.

Pois é, você pode estar pensando:

Ganhar mais com a mesma segurança?
Por que eu nunca soube disso?

Tópicos deste artigo

  1. Primeiro aprendizado importante sobre finanças e investimentos

  2. Fato curioso sobre os bancos brasileiros

  3. Por que a rentabilidade é mais baixa?

  4. A verdade sobre as corretoras de investimentos

  5. Para entender ainda mais a fundo

  6. Algumas curiosidades sobre uma corretora de investimentos

  7. Por que a corretora de investimentos consegue me pagar uma rentabilidade maior e com a mesma segurança?

  8. Como a corretora de investimentos ganha dinheiro?

  9. E se a corretora quebrar, pra onde o vai meu dinheiro?

  10. Conclusão

Primeiro aprendizado importante sobre finanças e investimentos

Grande parte das instituições não tem interesse que você aprenda sobre como gerenciar seu dinheiro, isso porque não é interessante para essas instituições que você tome suas próprias decisões e aprenda sobre onde alocar seu capital, aprenda a enxergar os custos embutidos nos produtos que são oferecidos à você, principalmente no seu banco tradicional.

Fato curioso sobre os bancos brasileiros

Você sabia que os bancos brasileiros são considerados os bancos mais lucrativos do mundo? Isso se dá pelo fato de termos as maiores taxas de juros do mundo. Nós também pagamos as maiores quantidades de tarifas bancárias, que por sinal são uma das maiores receitas dos bancos.

No Brasil ainda temos uma cultura muito forte de que a segurança na hora de investir nosso dinheiro está no banco, e principalmente na poupança.

Muito provavelmente você vai se lembrar do volume de propagandas que os bancos faziam e fazem até hoje na televisão. Com uma mensagem insistente sobre investir em poupança, segurança no seu investimento, tranquilidade na hora de investir, garanta seu futuro.

Pois é, e foi assim que ano após ano, o brasileiro foi catequizado para acreditar nisso.

A falta de informação e conhecimento fez e ainda faz com que 70% da população ainda deixe seu dinheiro em bancos. E ao contrário da promessa de crescimento financeiro, você sem perceber leva pra casa um rendimento baixo (as vezes até negativo) e paga taxas abusivas que muitas vezes são omitidas de você.

Fato curioso sobre os bancos
Fonte: Anbima

Por que a rentabilidade é mais baixa?

Porque existe no mercado de investimento uma relação entre Segurança X Retorno. Quanto mais segurança um investimento representa, menor tende a ser o retorno (rendimento) deste investimento.

Os bancos tradicionais oferecem rendimentos muito baixos, pois além de serem grandes empresa, gastaram bilhões de reais em propaganda (marketing) para te vender uma imagem de segurança. Esses investimentos fizeram com que acreditássemos que ninguém além dos bancos poderia oferecer uma segurança tão grande. Felizmente meu trabalho é te contar que existem instituições e investimentos com o mesmo nível de segurança e retornos maiores.

A verdade sobre as corretoras de investimentos

Não é de hoje que as corretoras de investimentos existem, pelo contrário, elas existem há décadas e estão maiores e mais conhecidas a cada dia.
São instituições que tem como objetivo principal te dar acesso a opções de investimentos infinitamente maiores do que em um banco. Com um diferencial: na corretora de investimentos todos os produtos oferecidos são verdadeiramente investimentos. Já nos bancos, muitas vezes são oferecidos produtos que não são considerados investimentos, mas são vendidos como se fossem, por exemplo os títulos de capitalização.

Para entender ainda mais a fundo

O banco é como se fosse um restaurante tradicional que você gosta de ir com sua família, pois lá é o lugar que vocês sempre frequentaram. É onde vocês conhecem o cardápio, os garçons, gerente, você está acostumado com o local.

E por isso você não se importa em pagar um pouco mais caro para ter o conforto que sempre teve, pois eles sempre lhe passaram confiança.

Agora imagine o seguinte:

E se pudesse existir uma praça de alimentação com inúmeros restaurantes iguais ao que você sempre gostou, com atendimento igual ou melhor, com um cardápio bem maior e preços bem mais acessíveis?

Essas são as corretoras de investimentos, elas são como uma praça de alimentação.

Dentro delas você terá acesso a investimentos de vários bancos e outras instituições, pagando taxas bem menores ou até não pagando nenhuma taxa em alguns deles.

Diferente de uma refeição – que em alguns momentos você se dá ao luxo de pagar mais caro – quando falamos de investir seu dinheiro, você precisa saber que existe uma alternativa igual ou melhor, por um preço mais baixo.

Algumas curiosidades sobre uma corretora de investimentos

São empresas que atuam no sistema financeiro e são intermediários na compra e venda de produtos de investimento. Assim como os bancos, as corretoras respondem obrigatoriamente às autoridades financeiras como o Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ANBIMA, B3, entre outros.

São voltadas apenas para quem quer fazer investimentos, portanto não oferecem empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e não é possível efetuar pagamentos. Sua principal função é fazer o seu dinheiro render.

Para abrir uma conta em uma corretora é muito simples, sendo necessário apenas um cadastro gratuito e uma conta bancária que você utilizará para fazer suas transferências.

Por que a corretora de investimentos consegue me pagar uma rentabilidade maior e com a mesma segurança?

As corretoras disponibilizam diversas opções de investimentos oferecidas por várias instituições financeiras, enquanto nos bancos você fica restrito aos produtos da casa.

Como as corretoras trabalham com diversas instituições, tem acesso aos mesmos produtos, mas com um custo financeiro mais baixo. Como consequência ofertam esses produtos aos seus clientes por um custo mais barato.

O objetivo das corretoras é ser uma parceira na construção do seu patrimônio, por isso ela ganha um percentual menor em taxas, mas se você construir um grande patrimônio, ela ganhará valores maiores proporcionalmente.

Na minha visão: a corretora acredita no seu potencial de enriquecer, e se você fizer isso, todos saem ganhando.

As corretoras são apenas a ponte entre você e o local de destino do seu dinheiro, por exemplo: se você decide investir no Tesouro Direto, a corretora será a plataforma onde você fará essa transação, decidindo quando e quanto investir.

São elas que fazem essa ponte e ligam essas duas pontas, com a facilidade de que tudo é feito por um só lugar, pela sua conta da corretora de investimentos.

Como a corretora de investimentos ganha dinheiro?

As corretoras conseguem ganhar dinheiro basicamente de duas formas: na custódia – cuidando ou administrando – dos títulos e na corretagem das operações, ou seja, quanto mais ordens de compra e venda, mais elas ganham, principalmente nos produtos de renda variável (mercado de ações e fundos imobiliários).

Muitas corretoras não cobram taxas para a abertura de conta e muitas isentam alguns produtos, como tesouro direto e fundos imobiliários afim de atrair novos clientes.

E se a corretora quebrar, pra onde o vai meu dinheiro?

Primeiro é importante que você saiba que o seu dinheiro não fica na corretora. Como dissemos anteriormente, ela é apenas uma intermediária para o seu investimento.

Sempre que você faz algum tipo de investimento, como no exemplo do Tesouro Direto que demos anteriormente, ele fica registrado em uma central de custódia.

Essas centrais de custódia são autorizadas a operar pelo Banco Central e, é onde os títulos de investimentos são registrados, guardados, compensados e liquidados.

No Brasil existem três centrais de custódia (CBLC, SELIC e CETIP), sendo que cada uma delas fica responsável por modalidades de ativos diferentes.

Portanto, se a corretora quebrar você não perde os seus investimentos, pois eles estarão nessas centrais de custódia.

Conclusão

Abrir-se para esse jeito de investir seu dinheiro é um processo de maturidade. Até pra mim foi estranho no começo, mas fez total sentido quando fiz meus primeiros investimentos através da corretora.

Eu comecei investindo meus primeiros R$ 100,00 e em seguida fui aumentando e percebendo todas as facilidades. Após alguns meses eu já tinha toda a minha reserva de emergência investida na corretora.

Eu percebi que era algo muito mais simples, acessível, justo e rentável. Por isso se eu pudesse te dar um conselho, seria para dar o primeiro passo. Abra sua conta, transfira seus primeiros valores, comece com pouco para perceber que é simples e seguro. Faça disso um novo hábito.

Se você deseja construir riqueza através dos seus investimentos, lembre-se que o seu dinheiro precisa ficar com você e não com os bancos, que já são extremamente lucrativos.

Quanto mais você economiza na hora de investir, mais rapidamente seu dinheiro cresce.

Rodrigo Camargo

Investidor, empresário e viajante